500 Women Scientists (500WS) “500 Mulheres Cientistas” é um movimento de base, iniciado por quatro mulheres que se conheceram na pós-graduação da Universidade do Colorado em Boulder (CU Boulder) e mantiveram a amizade, a parceria em seus trabalhos, compartilhando também a vida pessoal após esse período. Logo após as eleições de novembro de 2016 nos Estados Unidos, elas publicaram uma carta aberta reafirmando seu comprometimento na defesa da Ciência, das mulheres, das minorias, das pessoas com deficiências, imigrantes e da comunidade LGBTQIA.

500 Mulheres Cientistas trabalha para construir e promover mudanças efetivas, atuando em pequenos grupos e não em  grandes multidões. Nossos grupos locais (os núcleos) ajudam a fincar raízes profundas nessas comunidades a partir de fortes relações interpessoais. Nesses grupos locais, as integrantes encontram-se regularmente para desenvolver uma rede de apoio, desenvolver planos estratégicos e agir conforme a missão da 500WS. Os grupos estão direcionados para refletir de forma consistente sobre os problemas que estão em suas respectivas comunidades a partir da missão e dos valores da 500WS. 

Mais de 20 mil mulheres das STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e pessoas aliadas de mais de 100 países assinaram a carta em apoio a 500 Mulheres Cientistas, comprometendo-se a construir uma comunidade científica inclusiva e dedicada a treinar um grupo mais diverso de líderes na Ciência e também em usar a comunicação científica para diminuir diferenças e aumentar a diplomacia global.

Este é o primeiro passo para nos comprometermos uns com os outros e para agirmos em prol da nossa ciência, do nosso país e da saúde do nosso planeta. Assim como a ciência é construída sobre evidências, observação e avaliação contínuas, estamos construindo esse movimento nos mesmos princípios.
— Dr. Kelly Ramirez no compromisso das 500 Mulheres Cientistas

POR QUE "500" MULHERES CIENTISTAS?

Nós escrevemos uma carta aberta sem interesses secundários para construir um movimento de base e esperávamos receber 500 assinaturas ("500" parecia uma aspiração). Superamos esse objetivo horas depois de publicar a carta e continuamos a alcançar mais e mais mulheres das áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e simpatizantes em todo o mundo.

image-asset-1.jpg